Loading...
O que oferecemos

Projetos sob medida

Os projetos Sob Medida são iniciativas criadas para atender demandas específicas de editoras, empresas e instituições do terceiro setor, que desejam se conectar de forma qualificada com educadores e fortalecer práticas pedagógicas por meio da escuta, da mediação e da leitura.

Sob Medida

Formações e ações personalizadas que conectam propósito, conteúdo e comunidade

Entre em contato redele@redele.com.br

Utilizando a metodologia dos nossos Clubes de Leitura e Rodas de Conversa, os projetos Sob Medida combinam a força da comunidade Redelê — presente em escolas e bibliotecas de todo o país — com curadoria, mediação experiente e criação de conteúdos customizados. Cada projeto é desenhado junto ao parceiro e pode incluir:

Leitura e análise coletiva de livros e materiais educativos

Promoção de encontros virtuais com educadores e autores

Formações temáticas customizadas com base em desafios reais da sala de aula

Produção de conteúdo a partir da escuta ativa da comunidade Redelê

Mais do que uma prestação de serviço, os projetos Sob Medida criam pontes de confiança entre quem produz conhecimento e quem está na linha de frente da educação, ampliando o alcance e o impacto de ações voltadas para o fortalecimento da prática docente. Aqui, personalização rima com propósito — e toda ação é pensada para inspirar, cuidar e transformar quem ensina.

Sob Medida em ação

Histórias de parcerias e impacto

Desde 2023, a Redelê tem a alegria de colaborar com a Editora Baião em uma iniciativa que aproxima a literatura de qualidade dos leitores de diferentes territórios, idades e contextos.

Antes do lançamento de cada título da editora, um grupo de educadores experientes e com olhares diversos se reúne para discutir as obras e produzir um material de apoio para professores e mediadores de leitura. O Baião de Leituras, como é chamado o material, tem o objetivo de instigar leitores e repertoriá-los para que ampliem seu olhar para os textos, as ilustrações e os projetos gráficos das publicações da editora. Os conteúdos ficam disponíveis no site da Baião e podem ser acessados por um QR code impresso nas obras.

A parceria com a Editora Baião reafirma o compromisso da Redelê com a democratização do acesso à leitura, reconhecendo o livro como objeto artístico e instrumento de transformação, encontro e construção coletiva de sentidos.

Em resposta à tragédia provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024, a Redelê e a Feira do Livro, uma realização da associação Quatro Cinco Um e da Maré Produções, com patrocínio das editoras Fósforo e Todavia e apoio da Beyond e da Fundação Itaú, arrecadaram 54.146 livros usados em SP, que somados aos mais de 1.500 livros novos adquiridos no RS, foram doados às escolas atingidas pelas cheias nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Colinas e Pelotas.

A campanha teve como foco reconstruir acervos e garantir o acesso à literatura em um momento de extrema vulnerabilidade, reafirmando o papel do livro como bem essencial — não apenas material, mas afetivo, cultural e simbólico.

A equipe Redelê e sua rede de educadores trabalharam de forma voluntária se revezando na organização, divulgação, triagem e logística de coleta e entrega das obras doadas durante a Feira do Livro e nas escolas parceiras que arrecadaram obras literárias junto às suas comunidades. Assim garantimos a qualidade literária e o bom estado das obras enviadas para as bibliotecas escolares do RS.

Essa parceria reforça nosso compromisso com a literatura como um direito e um gesto de cuidado e com o trabalho em equipe, como um caminho para oferecer a educação que nossas crianças merecem.

A Redelê era ainda era muito jovem quando, em 2023, a Fundação Bernard Van Leer e a rede Urban95, acreditando no impacto do projeto, decidiram levar nossas Rodas de Conversa para educadores ligados à primeira infância dos municípios de Crato (CE), Brasiléia (AC), Canoas(RS), Colinas(RS) e Benevides (PA).

O percurso formativo foi composto por 11 Rodas de Conversa semanais, oferecidas ao longo de 3 meses para cinco turmas distintas, que discutiram questões essenciais para a primeira infância, como a potência das histórias, a literatura como experiência sensível e as interações como forma de existência no mundo.

Nos grupos focais, realizados ao fim do projeto, o valor dos encontros ficou evidente, sobretudo para aqueles educadores com formação inicial mais frágil, como era o caso de uma participante de Benevides que disse:

“…no magistério não se fala muito em contação de histórias e rodas de leitura. E assim (o projeto) me fez perceber a importância e valorização da leitura para crianças, o vínculo entre livro, criança e adulto.”

Educadores da escola Jatobazinho, que é fruto de uma parceria público-privada entre o Instituto Acaia e a prefeitura de Corumbá/MS, participaram dos encontros da programação Redelê ao longo de 2023 e 2024.

Sediados no coração do Pantanal, a cerca de 3 horas (de barco!) da cidade e à beira do rio Paraguai, os professores e a coordenadora da escola enriqueceram as discussões na Redelê com seu olhar único para a natureza e para os desafios da educação brasileira.

E, para celebrar a parceria e ampliar o processo formativo começado remotamente, a equipe da Redelê esteve com os educadores do Pantanal em dois eventos presenciais, na sede do Acaia-SP, quando a equipe do Mato Grosso do Sul esteve na cidade para uma semana imersiva de formação.

A Redelê teve a honra de ter sido chamada pela Letrus para conduzir Rodas de Conversa que buscavam refletir sobre práticas de letramento envolvidas na leitura e no processo de produção de textos escritos. O projeto reuniu educadores parceiros da Letrus de diferentes contextos e foi uma ótima oportunidade para discutir o uso de IA para construção de textos, quando o assunto ainda era novo na educação.

Apoie a Redelê

E a forma que encontramos de ajudar a custear o projeto, oferecendo a você, que pode, a chance de viabilizar o desconto de quem precisa desse apoio pra participar. Educação é trabalho de equipe!

redele@rede.com.br